=============================================
LISTA DE SCRIPTS PARA RPG GAME MAKER VX ACE
(separada em tópicos por autor / utilidade)
=============================================
Resumo do que você encontrará nesta sessão:
Resumo do que você encontrará nesta sessão:
- #1 Dicas básicas - introdução ao uso de scripts no RPG Maker
- #2 Scripts Yanfly - links para todos os scripts desenvolvidos por Yanfly
- #3 Scripts Yami - links para todos os scripts desenvolvidos por Yami
- #4 Scripts Arc ou Khas - links p/ os scripts desenvolvidos por Khas
- #5 Scripts ABS - links para os principais scripts de batalha em tempo real
==========================================
- 1. Ao abrir um novo projeto no RPG Maker, selecione o ícone de scripts:
- 2. Role até o final da lista de script e você verá o submenu >Materiais (ou "Materials"). Clique com o botão direito para inserir uma nova linha:
- 3. Feito isso, copie (ctrl+C) e cole (ctrl+V) o script desejado na área em branco da linha que você inseriu. Em "Nome" (veja quadrinho branco acima), digite o título do Script, e pronto!
Sempre insira scripts abaixo do submenu "Materials" ou Materias, e acima do "Main". Assim você não altera a estrutura de scripts do próprio programa.
Ao baixar um script, você também deve ler sobre ele para saber como é o seu funcionamento, e se precisa de um script básico para rodar ou não. Veja as listas de muuuuitos scripts que encontrei, abaixo, e boa diversão xD
Obs.: quando você usar script ou conteúdo de mídia que não foi desenvolvido por você, por favor cite o nome do autor, dando os devidos créditos nas informações do jogo para que ele possa ser disponibilizado / comercializado. Os autores de maior parte do conteúdo colocado aqui no blog permitem a distribuição do game com "ajuda" de terceiros, desde que seja citado o nome deles (não custa nada, né? ^_^).
=============================================
Tem praticamente de tudo para fazer um bom RPG, nos moldes de Final Fantasy, por exemplo. Como este é um site muito completo, vou manter a hierarquização com os scripts disponíveis, assim já dá pra ter uma ideia geral de todos os scripts que você pode encontrar - e como buscá-los - pela net!
Você precisa copiar o módulo básico (Core Engine) para que os outros também funcionem.

- Core Scripts (10)Módulo Básico e outros scripts de impacto geral no jogo (vá pelo link disponibilizado e simplesmente copie o texto do script para colar no seu RPG MVX Ace).
- Ace Core Engine – v.1.08 ESTE É O MÓDULO BÁSICO
- Ace Message System– v1.05 SISTEMA DE MENSAGENS (opcional)
- Adjust Limits – v1.00 (opcional)
- Class System– v1.10 P/ AMPLIAR O SISTEMA DE CLASSES (Mago, Guerreiro etc) - opcional
- Class Specifics – v1.00
- Class Unlock Level – v1.00
- Extra Param Formulas – v1.00 PARÂMETROS AVANÇADOS (opcional)
- Party System– v1.08 SISTEMA PARA VÁRIOS PERSONAGENS ("PARTY") - opcional
- Command Party – v1.01
— — —
- Battle Scripts (33)Os scripts abaixo afetam a forma como o Modo de Batalha do RPG Maker funciona - veja também o sistema ABS, nos scripts de outros autores).
- Ace Battle Engine– v1.23 MÓDULO BÁSICO. O RESTANTE ABAIXO É OPCIONAL!
- Battle System: FTB – v1.00
- Add-On: Element Popups – v1.00 INSERE FRASES EM POP-UPS (sistema da Yami, ver abaixo)
- Add-On: Enemy HP Bars – v1.10 P/ MOSTRAR A BARRA DE LIFE (HP) DOS INIMIGOS
- Add-On: Enemy Target Info – v1.02 MOSTRA A "INFO" DO LUTADOR E DE INIMIGOS
- Battle Command List – v1.09 ORDEM DA LISTA DE COMANDOS NO MENU DE BATALHA
- Cast Animations – v1.00
- Visual Battlers – v1.01 PARA QUE OS PERSONAGENS APAREÇAM NA CENA DE BATALHA
- Combat Display Log – v1.02 PARA VER OS DADOS (LOG) E PERFORMANCE APÓS BATALHA
- Command Autobattle – v1.01 PARA COMANDO DE BATALHA AUTOMÁTICA (AUTOBATTLE)
- Command Equip – v1.01 PARA EQUIPAR DURANTE A BATALHA
- Death Common Events – v1.01 ACIONA UM EVENTO QUANDO UM PERSONAGEM MORRE
- Element Absorb – v1.01 ADICIONA ELEMENTO DE "ABSORVER" A UM INIMIGO
- Element Reflect – v1.01 ADICIONA O ELEMENTO DE "REFLETIR" A UM INIMIGO
- Enemy Death Transform – v1.01 INIMIGO SE TRANSFORMA EM OUTRO AO MORRER
- Extra Drops – v1.01 INIMIGO DEIXA CAIR ITENS AO MORRER
- Lunatic Damage– v1.01 PARA ALTERAR OS DECIMAIS DE DANO CRÍTICO, PODER ETC.
- LDP – Critical – v1.01
- LDP – Gemini – v1.00
- LDP – Power – v1.00
- Lunatic Objects– v1.02
- LOP – Destruction – v1.01
- LOP – Give & Take – v1.00
- LOP – Recoil – v1.00
- Lunatic Parameters– v1.01
- LPP – Empower – v1.00
- Lunatic States– v1.02
- LSP – Protection – v1.00
- LSP – Punishment – v1.01
- Lunatic Targets– v1.00
- LTP – Conditions – v1.00
- LTP – Mathematics – v1.00
- State Animations – v1.01 PARA ANIMAR UMA BATALHA ATRAVÉS DO "ESTADO"
- Victory Aftermath – v1.04 RESUMO GERAL DA BATALHA (diferente do Command Display Log)
- Ace Battle Engine– v1.23 MÓDULO BÁSICO. O RESTANTE ABAIXO É OPCIONAL!
— — —
- Gameplay Scripts (25)Scripts de set up mais avançado, para quem quer personalizar coisas bem específicas (não serve para jogos mais simples, e sim para RPGs muito aprimorados - mas cuidado, que um jogo muito detalhado pode ficar cansativo :P).
- Ace Equip Engine – v1.06
- Active Chain Skills – v1.00
- Barehand Trait – v1.00
- Buff & State Manager – v1.07
- Convert Damage – v1.01
- Enemy Levels– v1.02
- Doppelganger – v1.00
- Equip Dynamic Stats – v1.00
- Follow-Up Skills – v1.01
- Field State Effects – v1.00
- Input Combo Skills – v1.01
- Instant Cast – v1.03
- JP Manager – v1.00
- Learn Skills Engine – v1.00
- Parameter Bonus Growth – v1.00
- Passive States – v1.02
- Random Skill Invoke – v1.00
- Skill Cost Manager – v1.03
- Skill Restrictions – v1.03
- Skill Steal – v1.00
- Steal Item – v1.03
- Target Manager– v1.04
- Area of Effect – v1.02
- TP Manager – v1.03
- Weapon Attack Replace – v1.00
— — —
- Field Scripts (13)Scripts que influenciam nos mapas e forma de se movimentar pelo cenário.
- Active Battle Advantage – v1.00
- Button Common Events – v1.00
- Common Event Tiles – v1.00
- Encounter Rate Manager – v1.00
- Event Chase Player – v1.00 EVENTO PARA UM PERSONAGEM PERSEGUIR OUTRO
- Event Select Skill – v1.00 PARA SELECIONAR UMA SKILL DESEJADA
- Event Window – v1.01
- Force Move Tiles – v1.00 PARA TILES COM MOVIMENTO OBRIGATÓRIO
- Gab Window – v1.00
- Move Restrict Region – v1.03 BLOQUEAR PARTES DO MAPA POR REGIÃO (1, 2, 3 etc)
- No Encounter Region – v1.00 DEFINIR REGIÕES EM QUE NÃO OCORRE BATALHA
- Region Battlebacks – v1.00 PARA DEFINIR REGIÕES DE BATALHA
- Slippery Tiles – v1.00 PARA FAZER TILES ESCORREGADIOS
— — —
- Menu Scripts (13)Scripts que alteram os Tipos de Menu do jogo.
- Ace Item Menu – v1.02 MENU CUSTOMIZADO PARA O RPG MAKER VX ACE
- Ace Menu Engine– v1.07
- Party Sized Menu – v1.00 MENU QUE MOSTRA VÁRIOS PERSONAGENS
- Ace Save Engine– v1.03 MENU DE SAVE (PARA SALVAR O JOGO, ÓBVIO)
- New Game+ – v1.00 PARA ADICIONAR OPÇÃO "NOVO JOGO" AO MENU ANTERIOR
- Ace Shop Options – v1.01 PARA ADICIONAR MAIS POSSIBILIDADES NO MENU DE COMPRA
- Ace Skill Menu – v1.01 P/ MAIS POSSIBILIDADES NO MENU DE SKILLS (HABILIDADES)
- Ace Status Menu– v1.02
- Rename Actor – v1.01 P/ QUE O JOGADOR POSSA DAR UM NOME AO PERSONAGEM
- Command Window Icons – v1.00
- Common Event Shop – v1.00
- Hide Menu Skills – v1.00 P/ ESCONDER HABILIDADES AINDA NÃO DISPONÍVEIS DO MENU
- Menu Cursor – v1.00 PARA INSERIR UM CURSOR DE INDICAÇÃO NO MENU
- System Options – v1.00 PARA INSERIR OPÇÕES DE SISTEMA NO MENU
— — —
- Utility Scripts (11)Outros scripts de Utilidade Geral.
- Anti-Fail Message – v1.00 PARA DESATIVAR MENSAGENS DE ERRO AUTOMÁTICAS
- Base Troop Events – v1.00
- Call Event – v1.00 PARA CHAMAR UM EVENTO
- Call Random Battle – v1.00 PARA QUE AS BATALHAS SEJAM RANDÔMICAS
- Debug Extension – v1.01
- Diagonal Scroll – v1.00 PARA PERMITIR MOVIMENTO VERTICAL
- Flip Picture – v1.00 PARA INVERTER A IMAGEM (ESPELHO)
- Parallax Lock – v1.00 PARA TRAVAR O GRÁFICO DE FUNDO (PARALLAX)
- Spawn Events – v1.00
- Stop All Movement – v1.00 FORÇAR QUE CESSEM OS MOVIMENTOS
- Swap Monsters – v1.00 TROCA DE MONSTROS
=============================================
=============================================
Link com todos os scripts da lista geral do YAMI WORLD (por algum motivo, até julho de 2015 não estava sendo possível baixar os scripts pelo próprio blog da Yami, então encontrei um link com maior parte deles):
- Core Scripts (1)
- BASIC MODULE - MÓDULO BÁSICO PARA FUNCIONAMENTO DOS SCRIPTS DA YAMI
- Battle Scripts (18)
- Yanfly’s Ace Battle Engine Add-0n: SCRIPTS ADICIONAIS (ADD-ON) QUE FUNCIONAM COM A ENGINE DE BATALHA DO YANFLY:
- Field Scripts (1)
- Gameplay Scripts (1)
- Menu Scripts (0)
- Utility Scripts (1)
=============================================
=============================================
Batalha em tempo real (Real Time Batlle), o sistema ABS ou Automatic Battle System é diferente da batalha por turnos, e deixa o jogo mais dinâmico. 4 exemplos de sistema de grande utilização (DEMO - no caso, as demos já vêm com os scripts gerais aplicados, basta abrir o jogo no RPG Game Maker, abrir a sessão de scripts, selecionar o script desejado, que estará abaixo de "Materiais", copiar e colar...):
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
FALCAO PEARL ABS LIQUID V3 DEMO
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
ROYAL ABS SYSTEM V. 1.2 DEMO
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
SAPPHIRE ACTION SYSTEM IV DEMO
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Outros sistemas de batalha podem ser encontrados AQUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário